Blog do Paulo Ruch

Cinema, Moda, Teatro, TV e… algo mais.


Foto: Sergio Santoian/Revista Mensch

Há injustiça no mundo. A fidelidade está fora de moda. As famílias se desajustam, e o corrompido, corrompido está. À noite, em nobre hora, surgiu não ator qualquer na máquina de luz e som. Surgiu moço de nome Eriberto. Eriberto que a Pedro deu vida. Pedro que tocou a justiça. Pedro, leal ao amor prometido. Pedro que de muitos é amigo. Pedro que jamais será corrompido. Este foi o papel de Eriberto Leão na novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Já em tempos idos, na casa que brota cultura, vi o artista em peça de Alcides Nogueira, dirigida por Gabriel Villela. Dia mágico, peça mágica. Um encontro com Elvis. Um encontro com Morrison. Ano passa, e reencontro em “O Amor Está No Ar”, do mesmo Alcides dos ventos. Depois, olhos azuis em “Serras Azuis”. Serras de Ana Maria Moretzsohn. Como intérprete apaixonado sempre deixa suas marcas. As marcas da paixão de Solange Castro Neves. Vimos e cremos o talento de Eriberto como o Tomé de “Cabocla”. A cabocla de Benedito Ruy Barbosa reinventada pelas filhas, Edmara e Edilene. Será que em toda a sua vida imaginou que faria César Camargo Mariano em homenagem a Elis? Em “Sinhá Moça”, Dimas ou Rafael? Os Ruy Barbosa sabem. Pelo verde, “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, de Gloria Perez. Mostra o rosto em “Duas Caras”, de Aguinaldo Silva. Dentre casos e acasos, encontra as três irmãs. Irmãs criadas por Antonio Calmon. O tempo não ficou louco: Eriberto Leão é escalado para estrelar “Paraíso”. Sintonia com Benedito e suas meninas. A estrela ou astro, como bem queiram, firma-se. Luz que não se apaga. Luz perene que clareou as cariocas. E na ribalta? Além do sopro da ventania de Gabriel, “A Alma de Todos os Tempos”, de Gabriel, como Jesus. O Grande Mestre que por ele voltaria a ser personificado sob aberto céu, junto a multidão em procissão, na “Paixão de Cristo”. Um Cristo protetor que ainda o acompanharia em obra de Saramago adaptada para os palcos, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”. Falou baixo ou alto em “Fala Baixo Senão Eu Grito” com Ana Beatriz Nogueira, de Leilah Assumpção, dentre outros espetáculos. Nas telas da sala escura é sempre bem-vindo. Como assim o fora em “O Invasor”, de Paulo Fontenelle. E o diretor Caio Vecchio não quis ator qualquer para “Um Homem Qualquer”, que lhe valeu prêmio. Prêmio que ladeia outro, vindo da TV. Agora é chegado o momento de terminarmos. Como isto farei? Parte mais difícil. Vem-me ideia. Já sei. Acrescento uma palavra mais. Eriberto Leão, o nosso querido protagonista de “Insensato Coração”.

6 comentários sobre “” O Vento Certo do Deserto Trouxe Eriberto. Eriberto Leão, o protagonista de ‘Insensato Coração.’ “

  1. Jaedemas - Florida disse:

    Naturalmente dito,parabéns.

    Curtir

    1. pauloruch disse:

      Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Abraços!

      Curtir

  2. Su disse:

    Parabéns amigo, poesia pura em suas palavras sobre a carreira do Eriberto. Bjo

    Curtir

    1. pauloruch disse:

      Olá, Su! Que bom que apareceu por aqui. Sim, procurei colocar poesia neste texto sobre o Eriberto Leão. Beijos!

      Curtir

  3. Fabiana Prado disse:

    Lindo! Magnifica homenagem a esse ator que eu particularmente, adoro por explicacoes obvias: talento e leveza no olhar! : )

    Curtir

    1. pauloruch disse:

      Olá, Fabiana. Fico muito feliz que tenha gostado do texto que fiz sobre o Eriberto Leão. Escrevi com toda a admiração que tenho pelo ator. Obrigado pelo comentário. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário