Foto: Pedro Paulo Figueiredo/CZN
Gostei da presença da atriz e dubladora Helena Fernandes (que está no ar como a advogada Vera no seriado “O Dentista Mascarado”) na novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Sua interpretação foi “cool”, sóbria, sem excessos, elegante, na medida certa. Sem contar que Gilda era uma personagem agradável por vários motivos: uma ótima esposa e mãe; uma amiga sempre disposta a mostrar generosidade (isto pôde ser visto em certo momento numa cena com Clarice, papel defendido por Ana Beatriz Nogueira); demonstrou ser compreensiva com Eunice (Deborah Evelyn), que almejava pertencer a um meio social mais elevado; centrada, contemporizadora etc. Mas Gilda era uma mulher normal. Sentia ciúme do marido como qualquer outra quando via algum tipo de insinuação. Isto se deu quando Natalie (Deborah Secco) se aproximou de Oscar (Luigi Baricelli). Fora firme como era de se esperar. Houve ainda uma situação interessante em que tivera que se “segurar” para não envergonhar o filho Serginho (Vitor Novello) quando este se viu ameaçado pelos colegas de futebol ao perder um pênalti. Sendo assim, discorramos um pouco acerca de sua carreira. A estreia na televisão aconteceu de forma tímida em um folhetim de Carlos Lombardi, “Quatro por Quatro”. Só em “Quem é Você?”, de Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves, escrita por Lauro César Muniz, que Helena obteve maior destaque. Destaque que a levara para a produção infantil “Caça Talentos”, na qual interpretara a vilã Silvana. Todavia, o reconhecimento enorme junto ao público para a atriz decorrera com a participação no seriado “A Diarista”, que era para ser curta, e se tornou fixa, face ao sucesso. Desdobrou-se em tipos diferentes em “Malhação”. Integrara o elenco de um sem número de seriados, como “Faça a Sua História” e “Separação?!”. E telenovelas como “Força de um Desejo”, “Roda da Vida”, “Kubanacan”, “Canavial de Paixões”, e “Beleza Pura”. No cinema, atuara em “Se Eu Fosse Você”, de Daniel Filho, e “À Deriva”, de Heitor Dhalia. E como dubladora, emprestara a voz a “Os Incríveis” e “Alice no País das Maravilhas”. Para concluir este texto, devo confessar que quando alguém diz “Gilda”, penso logo em Rita Hayworth em seu memorável filme. Entretanto se for por volta das 21h, penso em Helena Fernandes.
Obs: A atriz Helena Fernandes atualmente está no ar na novela “Malhação”, exibida na Rede Globo, como a professora de dança do espaço de Artes “Ribalta” Lucrécia.
A personagem de Helena, que é mãe de Jade (Anaju Dorigon), após uma consulta médica, recebe a notícia de que possa ter um nódulo no seio. A professora é aconselhada a fazer um autoexame, e a cena foi mostrada com todos os procedimentos, sem cortes, tornando-se um dos momentos mais emocionantes e esclarecedores da produção juvenil.
A repercussão foi grande, agradando ao público e à crítica.