Blog do Paulo Ruch

Cinema, Moda, Teatro, TV e… algo mais.

Foto: Paulo Ruch

A estilista e empresária, criadora da marca de moda praia que leva o seu nome, uma das mais prestigiadas do setor, Lenny Niemeyer, no Fashion Rio Outono Inverno 2014, no Píer Mauá.
 
Lenny nasceu em Santos, cidade do litoral paulista.
 
Formou-se em Artes Plásticas na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), especializando-se em Desenho Industrial.
 
No final dos anos 70, começou a produzir biquínis para grifes como Fiorucci, Bee, Richard’s e Andrea Saletto.
 
No início dos anos 90, a estilista tomou a decisão de fundar a sua própria marca, abrindo em seguida sua primeira loja no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.
 
Durante mais de 25 anos, a marca de Lenny (incluindo maiôs, bolsas e sapatos), que representa fielmente o estilo de vida dos cariocas, marcou presença em duas das principais semanas de moda brasileiras, o Fashion Rio e a São Paulo Fashion Week (a estilista fez toda a diferença nesse segmento da moda, adotando em suas peças estampas, cores, modelagens e acessórios pouco usados na época, não abrindo mão, em nenhum momento, da sofisticação).
 
Tops internacionais, como Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Isabeli Fontana e Izabel Goulart já exibiram as suas disputadas coleções.
 
Em 2011, em comemoração aos 20 anos da marca, foi realizado um grande desfile em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no qual se fez uma releitura de looks emblemáticos lançados pela estilista nesse período.
 
Conhecida no Rio de Janeiro por suas festas badaladas e por saber receber os seus convidados como poucos, Lenny aceitou a sugestão de escrever um livro sobre o assunto, em parceria com a jornalista Marcia Disitzer (da revista Ela, do O Globo), “Delícia Receber”, publicado em 2009 (o livro continha dicas de menus, décor e playlists; em 2017, a obra vira uma série do canal GNT apresentada por ela mesma).
 
Coescreveu um outro livro, desta vez se debruçando sobre os temas arquitetura e design, “Inside Rio”, lançado pela editora francesa Flammarion (25 casas foram analisadas).
 
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, por meio de um concurso, foi a responsável por idealizar os uniformes da Comissão Olímpica Brasileira nas cerimônias de abertura e encerramento do evento esportivo.
 
Por intermédio do editor de moda Michael Roberts, suas criações serviram para um ensaio protagonizado pela atriz Nicole Kidman para a revista “Vanity Fair” (Nicole se tornou uma de suas mais importantes clientes).
 
A estilista e sua grife foram vencedoras de muitos prêmios, como Rio Export (realizado pela Firjan), Qualidade Brasil, Mulheres Influentes (promovido pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil), Moda Brasil, Faz Diferença (do jornal O Globo) e designer do ano (em 2018 na Mode City, feira internacional de moda praia, em Paris).
 
Sua biografia está na edição da Cosac Naify “Coleção da Moda Brasileira”.
 
Lenny Niemeyer possui quase duas dezenas de lojas espalhadas pelo Brasil, destacando-se também no mercado internacional (exporta para a América do Norte, Europa e Ásia).

 

Agradecimento: Alessa 

 

Post atualizado em 31/08/2021 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: