Fashion Rio Verão 2014/2015 – Marina da Glória

Publicado: 23/09/2015 em Evento, Moda

181
A atriz, escritora, roteirista e produtora Ingra Lyberato no Fashion Rio Verão 2014/2015, na Marina da Glória.
Ingra nasceu em Salvador, Bahia.
Como seus pais, Chico Liberato e Alba Liberato, eram ligados ao cinema, sendo ele cineasta (além de artista plástico), e ela roteirista, iniciou na infância sua carreira como intérprete, participando de um curta-metragem produzido por ambos, “Ementário”.
A sua trajetória tanto na televisão quanto na área cinematográfica é marcada por sucessos, tendo recebido prêmios por suas atuações.
Sua estreia na TV ocorreu em uma novela de época das 18h exibida pela Rede Globo, “Pacto de Sangue”, de Regina Braga (logo depois emendou com “Tieta”, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, defendendo a personagem Tonha na primeira fase, vivida por Yoná Magalhães na segunda).
A grande virada profissional de Ingra Lyberato aconteceu quando foi contratada pela extinta Rede Manchete para dar vida a um importante papel, Madeleine (que também coube a Ítala Nandi na segunda parte da história), de um dos maiores fenômenos da teledramaturgia brasileira, “Pantanal” (na trama criada por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, vimos uma nova linguagem televisiva, na qual se valorizavam os planos abertos com exploração das belezas naturais da região onde se desenrolava o enredo, além de ser priorizado um ritmo de narrativa mais lento, com uma predominância visível de sua trilha sonora instrumental em tons épicos nas cenas, composta por Marcus Viana).
Na mesma emissora, volta a trabalhar com Jayme Monjardim, desta vez na minissérie de Paulo César Coutinho “O Canto das Sereias”.
Após ter feito “Meu Bem, Meu Mal”, na TV Globo, retorna à Manchete, e ganha a protagonista Ana Raio, personagem de outro enorme êxito da emissora, “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (a autoria do folhetim pertence a Marcos Caruso e Rita Buzzar; o cantor e compositor Almir Sater se revelou como ator, interpretando Zé Trovão).
Ingra participa de mais algumas produções da Rede Globo, como as novelas de Carlos Lombardi, “Quatro por Quatro”, Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, “A Indomada” (sendo reprisada no canal Viva; encarnou a personagem Paraguaia), e Gloria Perez, “O Clone”, e a minissérie de Dias Gomes, “Decadência”.
Sua primeira experiência na RecordTV foi na telenovela “Louca Paixão”, adaptada por Yves Dumont da obra original de Dulce Santucci e Alberto Migré, “2-5499 Ocupado”.
Participou de uma série, “Segredo”, uma coprodução luso-brasileira, a qual foi exibida em Portugal, em 2004 e 2005, pela RTP1.
Continua na Record, personificando Marli, na novela “Essas Mulheres” (a história se baseou em três romances de José de Alencar: “Senhora”, “Diva” e “Lucíola”; os autores da atração foram Marcílio Moraes e Rosane Lima, sendo a mesma escrita por Bosco Brasil e Cristianne Fridman).
A artista fez ainda na RecordTV “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, de Tiago Santiago.
A seguir, atua tanto na Rede Globo quanto na RecordTV, nos folhetins “A Vida da Gente”, de Lícia Manzo, e “Balacobaco”, de Gisele Joras, respectivamente.
Em 2017, entrou para o elenco da série “Perrengue”, uma coprodução da MTV Brasil com a República Pureza Filmes.
Nos palcos, a atriz representou uma das personagens da peça de Regiana Antonini baseada no livro homônimo de Martha Medeiros, “Feliz Por Nada”, ao lado de Cristiana Oliveira e Wladimir Winter, com direção de Ernesto Piccolo.
Fez parte de outros espetáculos: “Amores Urbanos” (texto e direção de Marcelo Rubens Paiva); “Inimigas Íntimas”, de Artur José Pinto, com direção de Néstor Monasterio, ao lado de Fernanda Carvalho Leite; e “O Filho do Presidente”, de Christopher Shinn, com direção de Marcus Vinícius Faustini, e tradução de João Polessa Dantas).
Ingra tem passagens relevantes pelo cinema, em longas-metragens de Aníbal Massaini Neto (“O Cangaceiro”), Carlos Reichenbach (“Dois Córregos”), Florinda Bolkan (“Eu Não Conhecia Tururu”), e Paulo Nascimento (“Valsa Para Bruno Stein”).
Além dos curtas que filmou, a atriz esteve presente nos longas “3 Histórias da Bahia”, “Sonhos Tropicais”, “O General”, “As Vidas de Maria”, “A Casa Verde” (direção de Paulo Nascimento), “O Carteiro”, “Contos Gauchescos”, “Ritos de Passagem” (direção de Chico Liberato, seu pai; atuou como dubladora), “#garotas – O Filme”, “Bem Casados” (direção de Aluizio Abranches), “Going to Brazil”, e “À Espera de Liz”.
Recebeu prêmios por seus trabalhos no cinema: no mesmo ano, 1999, Melhor Atriz no 7º Festival de Cuiabá e Melhor Atriz no 3º Festival de Santa Maria da Feira, em Portugal, ambas as láureas por “Dois Córregos”; e em 2007 Melhor Atriz no 35º Festival de Gramado por “Valsa Para Bruno Stein”.
Criou e roteirizou séries documentais.
Em 2017, lançou seu primeiro livro, uma obra autobiográfica, “O Medo do Sucesso”.
Estará na série de Paulo Nascimento, “Chuteira Preta” (sobre os bastidores por vezes sombrios do futebol), e no filme “A Batalha de Shangri-lá”, de Severino Neto.
Além disso, produzirá o documentário sobre o seu pai, o artista plástico Chico Liberato, “A Vida da Cor que Pintamos”.
No momento, Ingra Lyberato interpreta a matriarca de uma família de criminosos, ligada ao tráfico de drogas, Fátima, em “Segundo Sol”, novela de João Emanuel Carneiro, com direção artística de Dennis Carvalho (a esposa de Juarez, Tuca Andrada, e mãe de Narciso, Osmar Silveira, e Berta, Raissa Xavier, está presa na mesma penitenciária que Luzia, Giovanna Antonelli; em uma cena recente importante, após um telefonema de sua filha, Fátima revelou involuntariamente a outra detenta, conhecida de Luzia, o paradeiro de Laureta, Adriana Esteves, e Remy, Wladimir Brichta – na verdade, a casa de Juarez; vale lembrar que Narciso segue frequentando as reuniões dos Narcóticos Anônimos, e que Berta nunca esteve envolvida de forma direta com os crimes de seus pais).

Foto: Paulo Ruch

Agradecimento: R.Groove
TNG

Obs: Este post foi atualizado em 05/11/2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s