Foto: Paulo Ruch
O cantor Gian, da dupla sertaneja Gian & Giovani, ao lado da blogueira de moda Tati Moreto, na edição comemorativa dos 20 anos da São Paulo Fashion Week, no Parque Cândido Portinari.
À época, Gian ainda era casado com Tati Moreto.
Aparecido dos Reis Morais, ou Gian, nasceu em Claraval, Minas Gerais.
A história musical de Gian começou já em sua infância, em Franca, interior de São Paulo, quando, ao lado de seus irmãos Arnaldo e Marcelo, o Giovani, passou a demonstrar grande familiaridade com o violão.
O pai dos três, S. Francisco, ao perceber o talento dos filhos para a música resolveu criar um grupo, o Trio Sereno, Sereninho e Gaúchinho.
Surgiram as primeiras apresentações ao vivo em bares e restaurantes.
Arnaldo, devido a problemas com a sua voz, teve que deixar o trio.
A dupla restante chamou a atenção de um comerciante local que decidiu apadrinhá-la, sugerindo-lhe um novo nome: Gian & Giovani.
Com muitas dificuldades conseguiram gravar o primeiro tape.
Apresentaram-no ao diretor da extinta gravadora Continental, Paulo Rocco, que aprovou o resultado, lançando assim o primeiro disco de Gian & Giovani, em 1988.
Seu primeiro sucesso nas paradas se chamava “Amante Anônimo”, e em seguida vieram outros, como “Espuma da Cerveja” e “Você Em Minha Vida”.
Lançaram o seu segundo CD em 1990, atingindo a marca de 400.000 cópias vendidas, garantindo-lhes um “Disco de Ouro” (uma de suas canções, “Nem Dormindo Consigo Te Esquecer” foi bastante premiada).
Contratados pela gravadora BMG, seu sexto CD (o segundo pela gravadora) é lançado no mercado em 1996, e uma de suas faixas, “1, 2, 3” faz enorme sucesso (Gian & Giovani se tornam uma das principais duplas sertanejas do país).
Participaram do especial “Amigos”, na Rede Globo.
Em 1998, o oitavo CD, “Meu Brasil”, é lançado, alcançando novamente expressiva repercussão (a música “O Grande Amor da Minha Vida” teve ótima aceitação popular; no mesmo ano, gravam um CD ao vivo, além dos registros do mesmo show que o originara em VHS e DVD, posteriormente).
Em 2003, contratados pela Sony Music, foram indicados ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.
Em 2007, produzem o seu segundo DVD, “Uma História de Sucesso”.
No ano seguinte, completam 20 anos de carreira.
Foram convidados em 2010 para participarem do DVD especial em comemoração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor Roberto Carlos, “Emoções Sertanejas” (a dupla interpretou “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”).
Em outubro de 2014, Gian e Giovani anunciam o fim da dupla.
Em março deste ano, foi comunicada a volta da dupla para meados de agosto.
Com discos de ouro, platina, platina duplo, diamante, Gian & Giovani, com uma imensa lista de sucessos musicais nas paradas, figuraram no final dos anos 90 dentre as cinco duplas sertanejas mais importantes do Brasil.
Tati Moreto é blogueira de moda e beleza.
Fisioterapeuta de formação, foi modelo e dançarina dos programas “Fantasia” e “Domingo Legal”, no SBT.
Agradecimento: TNG